© 2024 Ambev S.A. Todos os direitos reservados

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de idade.


CLIQUE E ASSISTA

Um menu pra tirar a gastronomia da zona de conforto.

 

10 grandes chefs trazem para a mesa uma conversa importante através de um menu especial.

 

O mercado gastronômico precisa de mudanças. Está na hora da cozinha profissional reconhecer e valorizar o talento feminino, que nos conta tantas histórias através da boa comida.

 

É por isso que, a partir de uma pesquisa, identificamos as maiores barreiras que elas enfrentam no mercado da gastronomia e encontramos uma forma de propor transformação: o Uncomfortable Food - um menu 100% criado por chefs mulheres, que traduz os seus desconfortos em pratos autorais, inéditos e deliciosos.

 

Vamos alimentar essa conversa?


A Pesquisa

 

Por trás de cada prato e em todo canto do Brasil, existem milhares de cozinheiras que buscam mais crédito, visibilidade e apoio. É por isso que Stella Artois realizou a primeira pesquisa gastronômica do país com recorte de gênero em 2022, liderada pelo Instituto IPSOS, centro de pesquisa e de inteligência de mercado, por mais equidade na cozinha profissional.

E sabe o que descobrimos?
Vários desses desconfortos podem ser resumidos em três grandes questões, que Stella Artois abraçou como áreas de atuação:

 

Visibilidade: O espaço na mídia, geralmente, não é dedicado a elas. Precisamos colocá-las no lugar de destaque que elas merecem estar.

 

Formação: Por mais que elas queiram estudar e se profissionalizar, muitas esbarram na falta de dinheiro e de tempo. As tarefas domésticas quase sempre ficam sob a responsabilidade delas, que precisam equilibrar jornadas.

 

Crédito: Falta incentivo financeiro para que elas brilhem cada vez mais. Sem investimento é difícil empreender e prosperar.


Os Pratos

 

Todo o menu vem como um movimento que reconhece a jornada e o talento das chefs, ao mesmo tempo em que faz um convite para a mudança. Cada prato coloca uma discussão importante na mesa e, assim, ajuda a alimentar o futuro da gastronomia.

 

 

 

 

 

 

 


As Chefs

 

Um time de chefs-embaixadoras renomadas, que transforma a gastronomia brasileira através de uma culinária inspiradora e potente, criou os pratos do Uncomfortable Food trazendo histórias vividas na cozinha profissional e propondo a transformação que queremos ver: em cada prato, mais equidade e valorização feminina.


Restaurantes

 

Você também pode provar!

Os pratos do menu do Uncomfortable Food estão disponíveis para degustação em restaurantes pelo Brasil. 

 

Descubra os mais próximos da sua localização, experimente os pratos e frequente restaurantes liderados por mulheres: assim, você estará apoiando esta causa que é de todos nós.

 


MEZA

 

 

Rua Capitão Salomão, 69

Humaitá,  RJ 

22271-040

 


ACONCHEGO CARIOCA

 

 

Rua Barão de Iguatemi, 245

Praça da Bandeira  - RJ

20270-060

 


FITÓ

 

 

Rua Cardeal Arcoverde, 2773

Pinheiros, SP

05407-004

 


CUIA CAFÉ

 

 

 

AV Ipiranga, 200

Edifício Copan, loja 48

Centro

 


CAMÉLIA ÓDÓDÓ

 

 

 

Rua Girassol, 451B

Vila Madalena, SP

05458-001

 


BIROSCA

 

 

 

Rua Silvianópolis, 483

Santa Tereza, BH

31010-410

 


DIJANELA

 

 

 

Rua da Glória, 9

Saúde, Salvador

992377717

 


CASA TUCUPI

 

 

 

R. Maj. Maragliano, 74

Vila Mariana, SP

04017-030

 


SANTUARIA

 

 

 

Asa Norte CLN 216 BL C loja 76

Asa Norte, Brasília - DF

70875-530

 


ADELE

 

 

 

Alameda Dom Pedro II, 628

Batel, Curitiba

 

 


VINAGREIRA

 

 

 

Alameda Júlia da Costa, 474

São Francisco, Curitiba

 

 


RAUSE CAFÉ

 

 

 

Riachuelo, 274

Centro, Curitiba

 

 


MANDARINA

 

 

 

Rua Martim Afonso, 857

Bigorrilho, Curitiba

 

 


ZUZUNELY

 

 

 

Rua do Ouro, 71

Serra, Belo Horizonte
30220-000

 

 


LAS CHICAS

 

 

 

AV Augusto de Lima, 233, Sobreloja 20

Centro Ed Maleta, Belo Horizonte

 

 


LA PALMA

 

 

 

Professor Jerson Martins, 146

Belo Horizonte

 

 


SANTO ANTÔNIO

 

 

 

São Domingues do Prata, 453

Santo Antônio, Belo Horizonte
 

 

 


DONA LUCINHA

 

 


Padre Odorico, 38

São Pedro, Belo Horizonte

 

 


MIMO BAR

 

 

SCLN QD 205, Bloco C Loja 25

Brasília 

 

 


RICCO BURGUER

 

 

CLS, 306

Asa Sul  - Brasília

 

 


ALMERIA

 

 

CLS, 104 Bloco D Loja 01

Brasília

 

 


AFETO

 

 

SHIN QI, 10

IAGO NORTE, Brasília 

 

 


CASA DE IEDA

 

 

R. Ferreira de Araújo, 841

Pinheiros, São Paulo

 

 


CARRITO

 

 

Alameda Tietê, 636

Jardins, São Paulo

 

 


CASA RIOS

 

 

R. Itapura, 1327

Vila Gomes Cardim, São Paulo 

 

 


ATTO

 

 

R. Pais de Araújo, 138

Itaim Bibi, São Paulo

 

 


FOTIA

 

 

R. Padre João Manuel, 964

Cerqueira César, São Paulo

 


Juntas Na Mesa

 

 

 

 

 

 

Uma plataforma que visa mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois.

 

Juntas na Mesa é uma plataforma criada por Stella Artois com o objetivo de promover uma transformação social através da valorização feminina na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres no setor.
 

Atualmente elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil (PNAD), mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais premiados do país (Chefs Pencil). Por isso, Juntas Na Mesa convida a sociedade a participar dessa jornada de transformação, para que um dia a gente possa brindar uma gastronomia mais diversa, inclusiva e respeitosa.

O movimento conta com chefs de diversas regiões e estados do Brasil, para representar a pluralidade da nossa cultura: a baiana Bela Gil, as cariocas Kátia Barbosa e Andressa Cabral, a paulista Bel Coelho, a piauiense Cafira Foz, a mineira Bruna Martins, a indígena sul-mato-grossense Kalymaracaya Nogueira, a acreana Amanda Vasconcelos, a catarinense Michele Crispim e a paraibana Nara Amaral.

Juntas na Mesa é um compromisso de Stella Artois que começa aqui e que vai seguir atuando por mais equidade de gênero na gastronomia. 


Legado

 

 

O menu Uncomfortable Food é um dos passos de Stella Artois em busca de uma gastronomia mais inclusiva e respeitosa. A partir dele, e como primeira prática do Juntas na Mesa, Stella Artois está investindo em mais formação, visibilidade e crédito para elas.

 

CRÉDITO
Em parceria com o Bees Bank, fintech da Ambev que oferece soluções digitais para facilitar a vida financeira e potencializar a gestão de PMEs, Stella Artois vai trazer uma oferta de crédito para apoiar até 1.000 mulheres empreendedoras no setor da gastronomia no Brasil. Serão disponibilizados empréstimos de até R$ 60 mil reais por empreendedora, sujeitos à análise individual de crédito, com taxas e condições de parcelamento competitivas, atendendo a necessidades como pagamento de dívidas, expansão do negócio, fluxo de caixa e até estoque, que são algumas das questões que mais influenciam a busca por crédito.

 

Acesse e peça sua análise de crédito:

 

FORMAÇÃO

Por mais que elas queiram estudar e se profissionalizar, muitas esbarram na falta de dinheiro e de tempo. As tarefas domésticas quase sempre ficam sob a responsabilidade delas, que precisam equilibrar jornadas. É por isso que, em parceria com a ONG Gastromotiva, criamos um curso remoto de especialização para mulheres de todo o Brasil ao longo de 2023.

 

Receba mais informações:

 

 

VISIBILIDADE
Para dar mais visibilidade às mulheres na gastronomia, a cerveja da Ambev vai direcionar toda sua estrutura e os seus investimentos, como espaços de publicidade e conteúdos proprietários, para falar sobre as chefs e sobre o tema. Em todas as oportunidades de comunicação e de divulgação, tudo que seria de Stella agora passa a ser da causa. 

 

 

* Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gênero na gastronomia aconteceu durante o mês de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belém, Brasília e Goiânia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (S. Paulo, R. de Janeiro e B. Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre). Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro é de 4,4 p.p. O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas – na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsáveis por estabelecimentos de alimentação, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na área da gastronomia, em cargos diversos como proprietárias ou sócias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garçonetes, atendentes e operadoras de caixa.